Microbiologia Novas Tecnologias

Início Núcleos Microbiologia Novas Tecnologias Bacteriófagos

Bacteriófagos

Bacteriófagos são microrganismos com capacidade de infectar bactérias, dificultando deste modo, uma avaliação correcta da qualidade da água. A presença destes organismos pode provocar uma diminuição significativa do número de bactérias de origem fecal, falseando o número real destes indicadores.
Estudos recentes demonstram que a ausência de bactérias indicadoras de contaminação fecal não garante a ausência de vírus e parasitas entéricos. Quando comparados com as bactérias, os bacteriófagos são mais persistentes no ambiente e possuem maior resistência aos tratamentos e desinfecções nas ETAR's e ETA's, mimetizando, por isso, melhor o comportamento dos vírus entéricos nestes ambientes.
Recentemente foi proposta a utilização de bacteriófagos como indicadores de contaminação fecal em águas. Mais concretamente, foi proposta a utilização de três grupos de bacteriófagos que infectam bactérias cujo habitat natural é o tracto intestinal. Estes são os colifagos somáticos, os bacteriófagos RNA F-especificos e os bacteriófagos que infectam Bacteroides fragilis. Diferentes trabalhos publicados provam que estes organismos podem ser utilizados como indicadores de contaminação fecal , servindo como complemento aos actualmente utilizados. Existem, inclusivé, diversas publicações que indicam os bacteriófagos como melhores indicadores de risco de doença que as bactérias, em utilizadores de águas superficiais.

Telefone:

+351 21 841 79 54

Mail:

Morada:

Campus Alameda
Instituto Superior Técnico

I&D

© Jun/2014 Laboratório de Análises do Instituto Superior Técnico

aaaaaaaaaaaaiii