Início > O Laboratório

O Laboratório de Análises foi criado no final do século XIX (Portaria de 13 de Dezembro de 1892), pelos Professores Charles LePierre e Herculano de Carvalho,  ainda no Instituto Industrial e Comercial de Lisboa, o qual deu origem ao Instituto Superior Técnico (IST) mantendo-se nas mesmas instalações. Em 15 de Julho de 1911 foi publicado o regulamento do IST e neste a posição do Laboratório é individualizada como "estação oficial para análises industriais e químicas". Esta posição manteve-se após a passagem do IST para as presentes instalações. Actualmente, o Laboratório de Análises do IST (LAIST), depende directamente do Presidente e Vice-Presidente para a Gestão Administrativa e Financeira do Instituto Superior Técnico sendo dirigido por um Director Adjunto (Diário da República, 2.ª série, N.º 152, 8 de agosto de 2013, Despacho n.º 10384/2013, artigos 14 e 15). O LAIST está organizado em cinco núcleos analíticos e uma área Administrativa, definidos de acordo com as suas principais áreas de actividade, sob a orientação de técnicos qualificados e dirigidos por um coordenador técnico. A estrutura organizacional encontra-se representada no seguinte organograma:

Conselho de Gestão

Director Adjunto

Área Administrativa

LAIST

Desde a localização do IST nas actuais instalações, sempre o LAIST ocupou o mesmo espaço físico, tendo todavia sofrido várias remodelações:

- 1987 - mudança de bancadas e hottes, das rede eléctricas, de gás e de água;
     - 1992 - ampliação das instalações, dando lugar a uma maior funcionalidade, isto é, melhores condições gerais de trabalho;

- 1996 - realização de novas remodelações no espaço existente, criando áreas independentes para trabalhos no campo das águas residuais e da microbiologia;
- 2003 - iniciaram-se obras de expansão, que se prolongaram até 2005 e que permitiram duplicar a área de trabalho, bem como permitiram a construção de um laboratório P3 na área da Microbiologia.

Actualmente, o LAIST para além da prestação de serviços a clientes, tem também uma forte componente de investigação aplicada, possuindo diversas colaborações e projectos nacionais e internacionais. De referir a aplicação pioneira em Portugal, de diversas técnicas e metodologias.

Telefone:

Mail: