I & D AQUAVALENS FP7 - o LAIST integra o Projecto FP 7 denominado AQUAVALENS com o tema ''Microbially safe water for human consumption'. O consórcio é constituído por 39 parceiros entre pequenas e médias empresas, universidades e institutos de investigação. O projecto tem a finalidade de proteger a saúde dos cidadão europeus da contaminação existente em água para consumo humano e água utilizada no processamento de alimentos através do melhoramento dos métodos para testar a qualidade das águas. O projecto visa o desenvolvimento e o uso de novas técnicas moleculares que permitiram a detecção, por rotina, de patogénicos aquáticos, melhorando a segurança e a higiene da água fornecida para consumo humano e produção de alimentos em toda a Europa. O LAIST tem implementadas as metodologias para a averiguação da qualidade virológica em alimentos, entre os quais moluscos, framboesas, saladas preparadas e águas engarrafadas.
A qualidade virológica da água é de extrema importância. Todos os anos, milhões de pessoas são infectadas com vírus entéricos através de actividades recreacionas, do consumo de águas para consumo humano e moluscos. O encerramento de zonas balneares e de zonas de aquacultura traduzem-se em perdas de milhões de euros, anualmente. Os custos em termos de saúde pública são também elevados, tanto a nível pessoal como económico. Para garantir a protecção da saúde pública, além do parâmetro acreditado Enterovirus, o LAIST oferece ainda a pesquisa, nas mais diversificadas matrizes, de diversos outros vírus como: POLYCER - O LAIST está envolvido no projecto FCT denominado 'POLYCER'. A prensagem é um dos pontos fracos e fulcrais da produção de cerâmicas. Os agregados que darão origem à cerâmica, quando sujeitos à prensagem, exibem variação significativa na sua performance a vários níveis, especialmente em falta de consistência em termos de adequação para a sua conformação, conduzindo portanto, ao decréscimo na produção da Indústria Cerâmica. A baixa eficiência pode prender-se com diversos factores: pressão de prensagem, adesão do molde, forças mecânicas e prensabilidade. O projecto POLYCER tem como finalidade a utilização de exopolissacáridos microbiológicos para melhorar a performance dos agregados cerâmicos após prensagem, melhorando assim a produção de cerâmica. A qualidade microbiológicas das águas é de extrema importância. Actualmente, a qualidade das águas é aferida pontualmente sendo analisada apenas para os parâmetros microbiológicos indicadores, usualmente bactérias indicadoras de contaminação fecal. No entanto, a existência destes microrganismos nos cursos de água aponta apenas para que existe uma contaminação, não dando qualquer informação sobre a origem da mesma. O conhecimento da origem da contaminação detectada nos cursos de água é de excepcional relevância pois permite a implementação de medidas de remediação, com o único propósito de melhorar a qualidade das águas. O LAIST dispõe de diversas ferramentas, microbiológicas e de biologia molecular que permitem criar uma 'toolbox' de elementos que utilizados em conjunto possibilitam a aferição da origem da contaminação encontrada nos cursos de água, permitindo portanto, a implementação de medidas de remediação e consequentemente, a melhoria da qualidade das águas.
Em adição à detecção de Cryptosporidium e Giardia, o LAIST tem a capacidade de detectar a presença de protozoários menos comuns como: O LAIST procede à análise microbiológica de detergentes, água para injectáveis e outros produtos farmacêuticos de acordo com as normas em vigor. A existência de microrganismos em derivados de petróleo (gasóleo e gasolina) diminui a sua eficiência, implicando uma baixa no rendimento dos veículos motorizados. O LAIST efectua a análise microbiológica de derivados de petróleo segundo a norma IP 385/99. Início > I & D O laboratório sempre se pautou pela aposta na inovação, desenvolvimento e investigação aplicadas à sua área de actuação. Esta aposta permitiu e permite ao LAIST estar constantemente numa posição de vanguarda no mundo das águas e das restantes matrizes. Telefone: +351 21 841 79 54 Mail: Morada:
Campus Alameda O LAIST analisa areias de praia e de parques infantis para bactérias indicadoras de contaminação (coliformes, Escherichia coli e Enterococos intestinais), parâmetros micológicos (fungos filamentosos, leveduriformes e dermatófitos) e vírus entéricos (adenovirus, norovirus, virus da hepatite A, entre outros). © Jun/2014 Laboratório de Análises do Instituto Superior Técnico |