ÁGUAS RESIDUAIS E EFLUENTES
O tratamento de águas residuais é de extrema importância dado que estas águas são descarregadas no ambiente aquático, como águas superficiais, que são muitas vezes utilizadas para fins recreativos ou para sistemas de aquacultura e cuja contaminação poderá conduzir a graves problemas de saúde e riscos de vida. De forma a reduzir também o nível de água potável utilizada na rega de terrenos, parte das águas residuais que entram numa ETAR são recuperadas para rega. É necessário garantir portanto uma boa qualidade destas águas.
O Laboratório de Análises tem implementadas as determinações dos parâmetros constantes do Decreto-Lei n.º 236/98 para os vários tipos de águas contemplados, de forma a dar resposta às várias solicitações que visem o cumprimento deste decreto-lei, como por exemplo na caracterização de efluentes de suiniculturas, industriais, domésticos, de ETAR's e outros.
Dentro das águas residuais consideram-se ainda os lixiviados de aterros, cuja caracterização é realizada no âmbito do Decreto-Lei n.º 183/09.
Telefone: +351 21 841 79 54 Mail: Morada:
Campus Alameda © Jun/2014 Laboratório de Análises do Instituto Superior Técnico |